GamesWin - o melhor site de jogos antigos, abandonware, abandongames, jogos clássicos, jogos de DOS
GamesWin - o melhor site de jogos antigos, abandonware, abandongames, jogos clássicos, jogos de DOS

Como rodar jogos antigos no Windows XP, Vista e 7

Com a chegada de novas versões do Windows, a incompatibilidade com jogos antigos torna-se um grande inconveniente. Não me refiro as jogos de DOS, pois o DOSBOX é extremamente eficiente, sendo atualizado de tempos em tempos. Como webmaster dessa página, é de se imaginar que eu jogue alguns desses mais de 2000 jogos que disponibilizamos aqui. Então pensei que deveria apresentar uma forma de rodar esses jogos!

Você talvez já conheça um software que simula um computador dentro do seu HD chamado Microsoft Virtual PC. Com ele, você baixa o XP Mode e desta forma você instala um Windows XP dentro de uma máquina virtual. Porém, é preciso ter a versão do Professional ou superior do Windows 7 para instalá-lo.

Pesquisando mais sobre o assunto, cheguei a um outro simulador de máquina: o VMware. É com este software que rodo os jogos que necessitam de um sistema operacional mais antigo, por exemplo, os Windows 95 e 98 ou até mesmo o XP. Ressaltando mais uma vez, excluo disso os jogos de DOS, pois são rodados com o DOSBOX sem problemas.

Seguindo o passo a passo abaixo, vou tentar facilitar o máximo possível o procedimento.

1. VMware

2. Windows

3. Disco de boot

4. Configurar sua máquina virtual e instalar o Windows

5. Drivers de vídeo e áudio


1. VMware

O primeiro passo é baixar o VMware de seu site oficial. A versão VMware Player é gratuita e serve bem para nossos propósitos. Há, entre outras, a versão VMware Workstation, que é superior a Player, mas se quiser usar além do tempo de teste você terá que pagar pelo programa. Para baixar no site oficial, é necessário apenas se cadastrar, fornecendo apenas nome e e-mail. Segue o link para download do VMware Player 4.0.1 (versão gratuita):

https://www.vmware.com/tryvmware/?p=player&lp=1

Não há segredos para instalação de um software simples como esse. Vá seguindo as instruções que aparecem na sua tela.

2. Windows

O segundo passo é ter uma versão do Windows em mãos. Se você não possui um CD original, sugiro procurar pela internet no bom e velho Google ou fazer a procurar por torrent. As versões mais antigas como Windows 95 e 98 não são mais comercializadas. A alternativa é baixar uma imagem de CD, de extensão ISO.

Para quem não conhece torrent, você baixa o conteúdo de interesse por um programa, por exemplo o µtorrent. Para buscar tal conteúdo, você faz uma pesquisa pelo próprio programa de torrent ou por sites especializados, baixando um pequeno arquivo de extensão .torrent. É este arquivo que fará a ligação com o conteúdo para que o programa faça o download. Existe um site que faz uma busca em vários outros sites de torrent, chamado Torrentz. Segue o endereço:

http://www.torrentz.com

Sempre faça o download via torrent nesses sites, pois eles dão outras opções.

O µtorrent pode ser baixado no endereço abaixo, o qual apresenta ainda uma breve explicação do programa:

http://www.baixaki.com.br/download/utorrent.htm

Quem quiser saber um pouco mais sobre torrent, sugiro dar uma pesquisada, pois garanto que você nunca mais deixará de usá-lo.

3. Disco de boot

O terceiro passo é baixar um arquivo de imagem de um disco de boot, utilizados para a instalação dos sistemas operacionais mais antigos. Pra quem não sabe, disco de boot "[...]é uma mídia de armazenamento digital pelo qual um computador pode carregar e executar (dar boot no jargão da área) um sistema operacional ou outro programa utilitário." (Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_de_boot)

Na prática, ele permite que você instale um Windows através de um CD ou diskette. Para baixar estas imagens, siga o endereço a seguir:

http://www.allbootdisks.com

Escolha o Windows de sua preferência e clique em "Download Boot Disks" e baixe o arquivo de disco de boot. Sugiro baixar a imagem de Diskette, pois é por essa que será explicada a instalação do Windows no próximo passo.

4. Configurar sua máquina virtual e instalar o Windows

O quarto passo é aprender a mexer no programa, configurar sua máquina virtual e instalar o Windows. Para não perder tempo explicando o que já foi muito bem explicado, existe uma vídeo aula realizada pelo João Coen, administrador do site Criando Site Grátis, onde é explicado todo esse quarto passo. Nesse site são apresentadas as configurações e instalações do Windows 95 e 98, os quais servem bem para nosso propósito, que é rodar jogos antigos compatíveis com esses sistemas operacionais. Acredito que ao ver as aulas tudo ficará bem fácil de entender. Seguem os endereços:

Instalando Windows 95

Instalando Windows 98

5. Instalar drivers de vídeo e áudio

O quinto e último passo é fazer a instalação do driver de vídeo e de áudio. Você, provavelmente, terá problemas em rodar muitos jogos sem esses componentes instalados de forma correta. Na realidade, o driver de vídeo já é instalado ao fazer a instalação das ferramentas do VMware no Windows 98, conforme explicado na vídeo aula do João Coen. Porém, no Windows 95 isso não acontece. Aparecerá um arquivo txt antes de você reiniciar a máquina virtual. Não reinicie ainda e leia as instruções para a instalação do driver de vídeo.

Já o driver de áudio não tem essa facilidade, pois não consta nesse pacote de ferramentas do VMware. Há uma certa dificuldade em se achar drivers de áudio que funcionem corretamente em sistemas operacionais mais antigos. Por esse motivo, forneço no link abaixo um driver de áudio que funciona nos Windows 95, 98 e 98SE (Segunda Edição). Há um arquivo de texto instruindo a instalação do driver. Eu mesmo testei nos Windows 95 e 98 e não encontrei nenhum problema nos jogos que testei.

http://www.gameswin.biz/som/som.rar


É claro que com o VMware é possível instalar diversos outros sistemas operacionais, porém ressalto mais uma vez que minha intenção foi dar ênfase aos sistemas que servem de maior utilidade para rodar jogos antigos.

Alguns jogos foram ripados para rodar no Windows XP, podendo, eventualmente, não funcionar nos Windows 95 e 98 mesmo sendo proveniente dessas versões. Caso você não use o Windows XP como seu sistema operacional real , sugiro também instalá-lo na sua máquina virtual do VMware.

Não se esqueça de instalar as ferramentas do VMware após a instalação do Windows e os drivers de vídeo (se necessário) e som.

Qualquer dúvida, crítica ou sugestão:

gameswin@gameswin.org

Texto redigido por: Gustavo Almeida - Webmaster da GamesWin

 

http://www.gameswin.com.br

http://www.gameswin.org

http://www.gameswin.info

http://www.gameswin.biz